CARTÃO DE VISITA

CARTÃO DE VISITA
PAISAGENS DE MINAS - Conceição das Pedras

sábado, 22 de novembro de 2008

FAUNA BRASILEIRA


O corrupião(Icterus jamacaii'), também conhecido com:sofrê, concris, coquim, habita do norte de Minas Gerais e toda região nordeste, alimenta-se de frutas, néctar, insetos e pequenos invertebrados. Vive em bandos familiares e separa-se em casais na época de reprodução, se tornando territorrialista. Costuma ocupar ninhos já prontos como : João-de-barro, xexéu, catorrita e às vezes constrói seu próprio ninho em buracos na madeira. Postura de 2 a 3 ovos e a incubação é de 14 dias, os filhotes saem do ninho em torno de 15 dias e passam a se alimentar sozinho aos 40 dias. Seu tamanho varia de 21 cm a 26 cm, sua plumagem negra, laranja e branca é de rara beleza, assim como seu canto. Não há dimorfismo sexual, macho e fêmea possuem a mesma cor e ambos cantam. Os filhotes nascem com a mesma coloração dos pais, apenas mais fosca "pena de ninho".
Texto-www.cobrap.org.br = Foto-www.flickr.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Senhores
Estou coordenando a edição de uma série de livros para o ensino fundamental sobre ecologia e preservação ambiental. Preciso de uma foto de uma ararinha azul e de um maçarico-esquimó.
Vi no Google Imagens uma foto sua de um maçarico-esquimó. Se for possível, favor entrar em contato com swaissman@globo.com.
Agradecendo antecipadamente,
Sergio Waissman