CARTÃO DE VISITA

CARTÃO DE VISITA
PAISAGENS DE MINAS - Conceição das Pedras

sábado, 4 de outubro de 2008

CIDADES MINEIRAS

Uberlândia é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, a maior cidade do interior mineiro, e a segunda do interior do Brasil, atrás apenas de Campinas, tem mais de 622 mil habitantes (IBGE/2008)[1] e uma área de mais de 4.000 km². Sua área urbana corresponde a 135 km², sendo a 16º [3] maior do Brasil em área urbana. Localiza-se no oeste do estado, na região do Triângulo Mineiro.
João Pereira da Rocha (1818) foi o primeiro, após o desbravamento da região pelos bandeirantes, a fixar-se por aqui, demarcando área próxima à Aldeia de Santana (atual Indianópolis). Ali ele instalou a sede da sesmaria que denominou por Fazenda São Francisco, dando origem ao nosso município. Demarcou ainda a fazenda Letreiro e a do Salto e deu o nome de ribeirão São Pedro a um curso d'água encontrado.
A capela onde se encontra hoje, o prédio da Biblioteca Municipal e, ao seu redor, funcionou o primeiro cemitério local. Em suas proximidades, surgiram as primeiras casas do arraial de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião da Barra de São Pedro do Uberabinha, mais conhecida por São Pedro do Uberabinha que, em 1929, recebeu a denominação sugerida por João de Deus Faria: Uberlândia, que significa terra fértil.
Uberlândia atrai muitos moradores. Segundo pesquisa recente, 38 por cento dos residentes em Uberlândia são nascidos na cidade, os demais, denominados
Uberlandinos, são pessoas que vieram para buscar oportunidades e fixaram residência permanente. Do total, apenas 4,8 por cento gostariam de voltar à sua cidade natal.
Texto e Foto -Gustavo Moreira in Wikipedia

Nenhum comentário: