CARTÃO DE VISITA

CARTÃO DE VISITA
PAISAGENS DE MINAS - Conceição das Pedras

domingo, 18 de maio de 2008

CIÊNCIA HOJE

Um grupo de astrônomos descobriu a supernova mais jovem da Via Láctea, de apenas 140 anos e a qual estava sendo acompanhada há mais de duas décadas, informaram nesta quarta-feira, 14, e os especialistas em entrevista coletiva. A descoberta foi possível graças ao Telescópio Chandra da Nasa e do Observatório Nacional de Rádio Astronomia (NRAO, na sigla em inglês), indicaram os pesquisadores.
O novo astro encontrado não tinha sido visto nesses 140 anos porque explodiu perto do centro da galáxia e ficou incrustada em um denso campo de gás e pó, assinalaram os cientistas.
Isto tornava-a três milhões de vezes mais imperceptível que se tivesse ficado na escuridão, mas graças aos novos sistemas de raios x e às ondas de rádio usadas conseguiram penetrar nela facilmente.
Os astrônomos explicaram que costumam observar o comportamento das supernovas em outras galáxias e, baseados nessas investigações, calculam que a cada século três supernovas podem explodir na Via Láctea, embora essas estimativas tenham uma ampla margem de erro.
Os cientistas ressaltaram que a descoberta é fundamental para calcular com maior precisão a idade das supernovas de nossa galáxia.
estadao.com.br – on line

Nenhum comentário: