CARTÃO DE VISITA

CARTÃO DE VISITA
PAISAGENS DE MINAS - Conceição das Pedras

domingo, 27 de abril de 2008

CIÊNCIA

Testes moleculares confirmam relação do Tiranossauro rex com aves modernas
Na primeira análise de proteínas extraídas de ossos de dinossauros, cientistas afirmaram ter estabelecido com mais certeza do que nunca que os parentes vivos mais próximos do grande predador Tiranossauro rex são as aves modernas.
A pesquisa produziu os primeiros dados moleculares confirmando a amplamente defendida hipótese de uma relação próxima entre aves e o dinossauro, relatou a equipe científica americana. A ligação já havia sido sugerida pelas similaridades anatômicas.
Na verdade, os cientistas disseram, o Tiranossauro rex tem mais semelhança genética com o avestruz e galinhas do que com répteis como crocodilos. Com essa base, o time de pesquisa redesenhou a árvore genealógica dos maiores grupos vertebrados, designando para o dinossauro um novo lugar nas relações evolucionárias.
“Nossos resultados, no nível genético, basicamente estão de acordo com o que foi visto nos dados esqueléticos”, disse John M. Asara, da Universidade Harvard, em uma entrevista. “Existe uma probabilidade de mais de 90% que a relação do Tiranossauro rex com aves vivas seja real”.

Nenhum comentário: