
João Pereira da Rocha (1818) foi o primeiro, após o desbravamento da região pelos bandeirantes, a fixar-se por aqui, demarcando área próxima à Aldeia de Santana (atual Indianópolis). Ali ele instalou a sede da sesmaria que denominou por Fazenda São Francisco, dando origem ao nosso município. Demarcou ainda a fazenda Letreiro e a do Salto e deu o nome de ribeirão São Pedro a um curso d'água encontrado.
A capela onde se encontra hoje, o prédio da Biblioteca Municipal e, ao seu redor, funcionou o primeiro cemitério local. Em suas proximidades, surgiram as primeiras casas do arraial de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião da Barra de São Pedro do Uberabinha, mais conhecida por São Pedro do Uberabinha que, em 1929, recebeu a denominação sugerida por João de Deus Faria: Uberlândia, que significa terra fértil.
Uberlândia atrai muitos moradores. Segundo pesquisa recente, 38 por cento dos residentes em Uberlândia são nascidos na cidade, os demais, denominados Uberlandinos, são pessoas que vieram para buscar oportunidades e fixaram residência permanente. Do total, apenas 4,8 por cento gostariam de voltar à sua cidade natal.
Texto e Foto -Gustavo Moreira in Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário